FAQ

Perguntas Frequentes

Confira aqui as respostas para as perguntas mais frequentes.


Após a condução do exame prático, os examinadores credenciados submetem um relatório de exame ao HQ internacional, para validação do resultado por um validador, membro do TD (Departamento de Treinamento) internacional. A atualização do rating e o lançamento da nota final só ocorrerão após esse processo de validação, que ocorre já fora da alçada da divisão.

Impossível responder. Conforme já respondido na pergunta anterior, a validação é um processo que ocorre fora da divisão brasileira e infelizmente não está sob nosso controle. Vale ressaltar que também não é necessário nem indicado que o examinando entre em contato com o validador cobrando a validação de seu exame.

Exames CANCELADOS só poderão ser solicitados novamente por email diretamente ao Departamento de Treinamento do HQ Internacional, pelo endereço td@ivao.aero.

Não. Para solicitar treinamentos práticos para um determinado rating, o membro já deve ter sido aprovado no exame teórico correspondente. Dessa forma, o candidato demonstra que já tem os conceitos teóricos necessários e apenas necessita de auxílio para colocá-los em prática, fazendo com que o processo de instrução seja muito mais proveitoso.

Não. Emergências, falhas de comunicação, prioridades especiais, ou qualquer outra situação adversa à operação estritamente normal sem dúvidas fazem parte de um exame, mas ocorrerão sempre coordenadas com o examinador, que estará avaliando quesitos muito específicos e deverá julgar o melhor momento para que aconteçam. Apesar da postura tranquila de nossos examinadores e da tentativa de passar uma atmosfera calma durante o exame, é natural que o examinando esteja sempre um pouco nervoso e qualquer situação fora do controle pode agravar a situação, mascarando o real resultado da avaliação. Pedimos a todos que colaborem com os colegas que estão sendo examinados, pois todos um dia já foram ou serão examinados também!